Cerimônia de Instalação e Posse da Gestão “Força, Esperança e Fé” 2017/2019
Realizou-se no dia 5 de março, na cidade de Águas de Lindóia-SP, no salão de eventos do Hotel Monte Real Resort, a Cerimônia de Instalação e Posse dos Grandes Oficiais da Gestão Força, Esperança e Fé (2017-2019) do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, assumindo como Digna Grande Matriarca, Cleude Aparecida de Castro Dutra Cunha, de Barretos e Walter Procópio, de São Carlos como Digno Grande Patriarca.
A organização foi impecável, criativa, inédita e temática tendo como pano de fundo, a cultura sertaneja raiz que predomina em todo interior do país e que vibra no coração do povo brasileiro. Também foi uma homenagem ao projeto do Grande Capítulo de construção do Centro de Apoio a Pacientes com Câncer, intimamente ligado ao Hospital do Câncer de Barretos e interligado a internacionalmente conhecida Festa do Peão.
Numa manhã de domingo ensolarado, a luz e a harmonia inundaram o recinto, repleto de autoridades da OEO do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Bolívia, Grandes Representantes, bem como, autoridades maçônicas, paramaçônicas, civis, convidados e membros de todos os Capítulos do Estado de São Paulo, outros estados e países.
O Cerimonial esteve a cargo do Past Patriarca Luiz Otávio Manfré e Comissão Instaladora foi composta por: Grande Oficial Instaladora, PGM-SP Rogéria Azevedo Souza Pontes; Grande Oficial Instalador, PGP-SP Armando da Silva Filho; Grande Chefe de Cerimônias, PGM-SP Denise Aparecida Honorato Morais; Grande Condutora, PGM-SP Maria Eliza de Castilho Manfré; Grande Capelã, PGM-SP Jamile Salloume Ricci e Grande Musicista, Monica Rocha Sarri, membro do Capítulo Força e Esperança de Barretos.
Uma mudança significativa no cerimonial, foi o fato de que os Grandes Oficiais puderam, pela primeira vez, participar da cerimônia na íntegra, assistindo a significativa e emocionante entrada das autoridades, símbolos e bandeiras.
Ao som de músicas especialmente elaboradas para o evento, com arranjo musical dos maestros Marcos Tinareli e Lino Tonsig, os Grandes Oficiais foram apresentados e escoltados por seus acompanhantes.
A Instalação dos Grandes Oficiais foi memorável, conduzida com brilhantismo, segurança e serenidade pela PGM Rogéria acompanhada pelo PGP Armando. Foram também apresentados os membros eleitos para o Tribunal de Recursos e os Grandes Anjos nomeados pela DGM.
Após receber o malhete, símbolo do comando e impregnado de vibrações positivas, a DGM Cleude apresentou sua família, seguida pelo DGP Walter que também assim o fez. Ambos, agradeceram aos presentes através das Dignas Matriarcas e Dignos Patriarcas que representam os Capítulos.
A DGM Cleude, utilizando-se de recursos áudio visuais, fez uma explanação sobre o Centro de Apoio, as etapas da construção, seus objetivos e depoimentos do diretor da Casa do Maçom, entidade inspiradora da ideia do projeto e, da irmã Lilian Borges dos Santos, do Capítulo Sete de Setembro de Santos que ressaltou a necessidade urgente da finalização da obra, frente a enorme demanda.
Tanto a apresentação da DGM, quanto os depoimentos, muito sensibilizaram aos presentes e selaram a renovação desse compromisso maior em prol dos necessitados. Um dos momentos mais tocantes da cerimônia foi a entrada a bandeira do Centro de Apoio, conduzida pelo Past Patriarca Wlamir Pontes, um dos maiores incentivadores desse empreendimento.
Em agradecimento àqueles participaram da sua trajetória na Ordem da Estrela do Oriente, a DGM Cleude os homenageou com as medalhas de sua gestão, bem como às autoridades visitantes, entregando também a Comenda e o Broche de Past aos dirigentes anteriores.
A seguir, fizeram uso da palavra, a família da DGM e do DGP e seus Capítulos: Força e Esperança de Barretos e Verdadeira Luz de São Carlos, que lhes prestaram homenagens e as autoridades protocoladas que prestigiaram a posse.
No momento final da Cerimônia, a DGM Cleude recebeu um tributo, especialmente redigido e preparado Past Patriarca Maxwel Teófilo Madeira da Silva, do Capítulo Isis de São José dos Campos, membro da Comissão de Cultura do Grande Capítulo.
Uma coreografia surpresa, festiva e alegre, com um clipe de milhares de pessoas cantando no famoso “Barretão” foi elaborada para a saída triunfal dos Grandes Oficiais, todos com um chapéu, um dos símbolos da DGM Cleude que ressalta a dignidade, a sabedoria e a cortesia.
Com FORÇA, ESPERANÇA E FÉ, mais uma gestão se inicia, com o firme propósito de conduzir o destino da organização com responsabilidade, eficiência e transparência nas ações, em conjunto e com a participação efetiva de todos os Capítulos.
- Crédito em algumas fotos: Cláudio do Nascimento